23 de setembro de 2017

Frota de elétricos da Carris : proposição de reforço a curto/médio prazo

Não ponho em causa o reforço das principais carreiras de elétricos (15E e 28E) com autocarros para responder à grande afluência de turistas mas sim a falta de visão dos governos e das administrações da Carris que desde 1995-97 não investiram nem na compra de mais elétricos articulados (para resolver os problemas do 15E), de novos modelos com um único Truck (depois dos caixotes não houve mais novidades a nível de melhorias do serviço em si já que os Remodelados guardaram a antiga carroçaria dos anos 30) para melhorar o serviço público nas carreiras das 'colinas'.
Esta falta de investimento nos elétricos culminou com a implosão do serviço este ano (prevista há muito) que obrigou a Carris a reforçar a carreira 15E (com autocarros articulados) e a carreira 28E (com autocarros minis).
Considerando que :
 - Está em curso a reativação do 24E e o prolongamento o 15E até Santa Apolónia.
 - Estas extensões da rede vão pressionar ainda mais uma frota no limite (os horários miseráveis da 18E são a consequência direta)

Por isso para o blog Elétricos Lisboetas são necessários os seguintes investimentos e decisões:
- Comprar mais elétricos articulados para reforçar a 15E e preparar o prolongamento a Expo98. Numa primeira 'tranche' seriam compradas 10 unidades e posteriormente poderia-se levantar opções de compra de mais unidades.
Mais elétricos articulados de grande capacidade (+ de 200 pessoas)
- Passagem dos 6/7 remodelados afetos aos serviços turísticos para o serviço público. Com esta decisão a curto prazo seria reforçada a 28E durante a semana, e a 18E voltava a ter serviço ao fim de semana (e seriam libertos mais autocarros com a eliminação da carreira 760). Ficaria assim o serviço Tram Tour e os Ligeiros 700 para o serviço turístico.
Os remodelados vermelhos voltavam ao serviço público.
O serviço turístico seria reduzido ao Tram Tour e aos Ligeiros 700
- Desenvolvimento da engenharia Carris para permitir a conceção de modelos de elétricos em Portugal (a construção poderia ser efetuada por outra empresa ou mesmo pela Carris mediante um investimento avultado). Parcerias com outras empresas de engenharia ferroviária como a CP/EMEF seriam muito úteis.
- No seguimento do ponto precedente, seriam fabricados mais Remodelados - desta vez de raiz - (10 unidades, mais no futuro segundo as necessidades) para as carreiras 12E, 25E e 28E.
O 560, um elétrico Remodelado. Esta série foi constituída a partir da modernização de 45 unidades provenientes das antigas séries 200 e 700. O projeto foi executado entre 1995 e 1996.
- Seria desenvolvido pela Carris um novo modelo de elétrico de Truck único (com a possibilidade de puxar atrelados e de subir grandes inclinações). Modelo que seria usado nas carreiras 18E, 24E e em futuras carreiras das "colinas" dedicadas ao serviço público. Uma espécie de "Caixote" dos anos 2000!
O objetivo seria uma lotação de +/- 60 pessoas nas motoras e de +/- 40/50 nos atrelados. Assim uma composição Motora + Reboque teria uma lotação de mais de 100 pessoas.
Os "caixotes" foram desenhados com linhas modernas e construidos de raiz ou reutilizando antigas séries pela Carris a partir dos anos 50. Introduziram inovações como as portas automáticas ou o piso ligeiramente mais baixo.                   Foto : Wikipédia
 Objetivos em termos de rede/frequência (rede atual + 24E + 15E até St. Apolónia):
 - 15E : Articulados // Hora de Ponta : intervalos de 5 minutos
 - 12E : Remodelados // Reforço devido à procura túristica
 - 18E : Novo modelo de 1 Truck // Mesmos horários do que o 760 (+/- intervalos de 15 minutos).
 - 24E : Novo modelo de 1 Truck + Atrelados // Mesmos horários do que o 758 (+/- intervalos de 5/6 minutos).
 - 25E : Remodelados // Funcionamento durante TODA a semana (+/- intervalos de 15 minutos).
 - 28E : Remodelados // Entre as 8h e as 20h intervalos de 3/4 minutos (reforço devido ao turismo)

Possibilidades em termos de libertação de autocarros : 
 - Supressão da Carreira 760 (prolongamento da 18E até à Pç. Figueira ou ao M.Moniz)
 - Supressão da Carreira 758 entre o C. Sodré e as Amoreiras
 - Supressão da Carreira 774 entre a Pç. Figueira e os Prazeres

Toda esta frota seria baseada na estação de Santo Amaro (com o aumento da capacidade de estacionamento nessa estação).

Isto é a minha visão para resolver a curto/médio prazo os problemas nas carreiras 15E e 28E bem como repor um serviço eficiente das carreiras 18E, 24E e 25E. Isto permitiria também a libertação de autocarros para outras carreiras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário