Esta falta de investimento nos elétricos culminou com a implosão do serviço este ano (prevista há muito) que obrigou a Carris a reforçar a carreira 15E (com autocarros articulados) e a carreira 28E (com autocarros minis).
Considerando que :
- Está em curso a reativação do 24E e o prolongamento o 15E até Santa Apolónia.
- Estas extensões da rede vão pressionar ainda mais uma frota no limite (os horários miseráveis da 18E são a consequência direta)
Por isso para o blog Elétricos Lisboetas são necessários os seguintes investimentos e decisões:
- Comprar mais elétricos articulados para reforçar a 15E e preparar o prolongamento a Expo98. Numa primeira 'tranche' seriam compradas 10 unidades e posteriormente poderia-se levantar opções de compra de mais unidades.
Mais elétricos articulados de grande capacidade (+ de 200 pessoas) |
Os remodelados vermelhos voltavam ao serviço público. |
O serviço turístico seria reduzido ao Tram Tour e aos Ligeiros 700 |
- No seguimento do ponto precedente, seriam fabricados mais Remodelados - desta vez de raiz - (10 unidades, mais no futuro segundo as necessidades) para as carreiras 12E, 25E e 28E.
O 560, um elétrico Remodelado. Esta série foi constituída a partir da modernização de 45 unidades provenientes das antigas séries 200 e 700. O projeto foi executado entre 1995 e 1996. |
O objetivo seria uma lotação de +/- 60 pessoas nas motoras e de +/- 40/50 nos atrelados. Assim uma composição Motora + Reboque teria uma lotação de mais de 100 pessoas.
- 15E : Articulados // Hora de Ponta : intervalos de 5 minutos
- 12E : Remodelados // Reforço devido à procura túristica
- 18E : Novo modelo de 1 Truck // Mesmos horários do que o 760 (+/- intervalos de 15 minutos).
- 24E : Novo modelo de 1 Truck + Atrelados // Mesmos horários do que o 758 (+/- intervalos de 5/6 minutos).
- 25E : Remodelados // Funcionamento durante TODA a semana (+/- intervalos de 15 minutos).
- 28E : Remodelados // Entre as 8h e as 20h intervalos de 3/4 minutos (reforço devido ao turismo)
Possibilidades em termos de libertação de autocarros :
- Supressão da Carreira 760 (prolongamento da 18E até à Pç. Figueira ou ao M.Moniz)
- Supressão da Carreira 758 entre o C. Sodré e as Amoreiras
- Supressão da Carreira 774 entre a Pç. Figueira e os Prazeres
Toda esta frota seria baseada na estação de Santo Amaro (com o aumento da capacidade de estacionamento nessa estação).
Isto é a minha visão para resolver a curto/médio prazo os problemas nas carreiras 15E e 28E bem como repor um serviço eficiente das carreiras 18E, 24E e 25E. Isto permitiria também a libertação de autocarros para outras carreiras.
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